terça-feira, 4 de março de 2008

Império Romano

O império Romano é o nome utilizado para referir o Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política e efectuada pelo primeiro imperador, César Augusto.
Embora Roma, a capital deste grande império possuísse colónias e províncias antes desta data, o estado que antecedeu a César Augusto é conhecido como República Romana. A diferença entre Império e República está sobretudo na forma como o governo é instituído. Pode-se definir como República um sistema de governo que leva em consideração os interesses dos cidadãos, estes elegem os seus representantes que irão governar a nação por um determinado período de tempo. No Império o governante, neste caso o imperador, é legitimado muitas vezes através de um golpe militar. Diferente da República, o cargo do governante do império é vitalício (só acaba com a morte do mesmo).
Os historiadores fazem a distinção entre o Principado, período de César Augusto à crise do terceiro século, e o Domínio ou Dominato que se estende desde a crise do terceiro século ao fim do império romano do ocidente. Durante o Principado (da palavra latina princeps, que significa primeiro), a natureza autocrática do regime era velada por designações e conceitos da esfera republicana, manifestando os imperadores relutância em se assumir como poder imperial. No Dominato (palavra com origem em dominus, senhor), pelo contrário, estes últimos exibiam claramente os sinais do seu poder, usando coroas, púrpuras e outros ornamentos simbólicos do seu estatuto.

Na minha opinião acho que este foi o melhor império de sempre!
João Barbacena

Nenhum comentário: